segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Caminho de Itupava

O Caminho do Itupava é uma trilha histórica aberta para ligar Curitiba a Morretes no Paraná entre 1625 e 1654 por índios e mineradores e calçado com pedras por escravos. Durante mais de três séculos os caminhos coloniais foram a única passagem da costa para o planalto, dando posteriormente origem às rodovias e ferrovia, que possibilitaram o desenvolvimento do Estado do Paraná. Deu origem ao traçado da estrada de ferro.
Originário de antigas trilhas indígenas, o Caminho do Itupava foi uma das principais vias de comunicação entre o Primeiro Planalto paranaense e a Planície Litorânea desde o século XVII, até a efetivação da Estrada de Ferro, Curitiba - Paranaguá em 1885, quando foi abandonado. No entanto, propiciou a ocupação e colonização dos Campos de Curitiba onde, durante dois séculos, contribuiu para o desenvolvimento sócio-econômico das regiões que interligava.
Hoje o Caminho do Itupava não tem mais função econômica, porém é um monumental sítio arqueológico que testemunha um precioso patrimônio cultural e natural, principalmente no trecho calçado, em plena Floresta Atlântica (Floresta Ombrófila Densa) na Serra do Mar, trecho que está em relativo estado de conservação. O Itupava é um caminho de belezas naturais e históricas, cruzando rios, cercado de vales verdes e montanhas
A CORJA NOSSA EXTREME ADVENTURE SAFARI, esta organizando uma caminhada no próximo sábado dia 15/08 no caminho do Itupava. VAM leito vai deixar a equipe no pé-da-serra lá em Quatro Barras e seguirá para Morretes para esperar o s bravos sobreviventes no domingo 16/08. Vagas limitadas e só para membros da Corja.
Terça-feira 11/08 reunião na casa do Marcão para discutir os detalhes e organização.
Quinta- feira reunião na casa do Reinaldo para jogar video-game ( sem churrasco e sem cerveja).
Mais informações no decorrer da semana.
Candido / Corja Nossa.

4 comentários:

Unknown disse...

Daí moçada, beleza? Passei por aqui só pra deixar um oi!

CORJA NOSSA disse...

Fala Adilson.

Bom ver vc prestigiando nosso Blog.
Apareça sempre.
Grande abraço.

Corja Nossa.

Chantal disse...

Obrigada por usar minhas fotos, sinto-me lisonjeada.

Seria melhor ainda se eu fosse creditada. ;-D

http://www.flickr.com/photos/nanjenchan/sets/72157622635865874/

Obrigada,
Chantal Wagner Kornin

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.